O Colégio - Estrutura

¤ Conselho Diretivo

Nosso Colégio tem um Conselho Diretivo que determina e orienta as decisões de todos os setores. Este Conselho mantém e desenvolve a filosofia do Colégio Social, fazendo o alicerce de todas as suas ações.

¤ Direção Administrativa

Responsáveis pela organização geral do estabelecimento e pelo planejamento, execução e avaliação de todos os serviços.

¤ Orientação Educacional

A prática pedagógica do Colégio Social almeja uma excelência acadêmica norteada no ideal humanista e social. Para atender esse ideal a Orientação Educacional tem a sua ação voltada para a formação e fortalecimento dos aspectos afetivos e morais da aprendizagem. Sua meta é integrar competências e habilidades do ser humano na formação de valores que promovam o exercício da cidadania.

Sabemos que, diante de um mundo tão cheios de opções e desafios onde a diversidade de valores, faz-se necessário uma ação construída com base na escrita, na troca e no respeito. Vivenciar o respeito a si mesmo e ao outro, significa compreender relacionamentos. Para nós, temos clara a idéia da arte de relacionar-se como sendo básica para toda e qualquer ação educativa que pretende desenvolver a autonomia no universo de atitudes e valores.

Desta forma no dia-a-dia do trabalho pedagógico essencialmente, sustentado em um diálogo com o aluno, serão discutidos temas e desenvolvidos alguns projetos de trabalho na busca de um todo harmônico ou constituindo-se em experiências capazes de sensibilizar a todos que o vivenciam. São eles: percepção de si e interação com o outro; identidade e identificação; convivência coletiva e individualmente; liderança e participação estudantil; cidadania, ética e valores; metodologias de estudo; responsabilidades e limites; drogas uso indevido e prevenção; sexo e sexualidade; consciência ecológica e vivência pela paz e solidariedade.

¤ Orientação Pedagógica

O Serviço de Orientação Pedagógica do Social, em sintonia com a filosofia e estrutura material e humana do Colégio vem se adaptando ao contexto sociocultural contemporâneo, oferecendo uma educação que desenvolve os aspectos cognitivos, afetivos, relacionais e éticos, de forma harmônica.

Queremos que os nossos alunos sejam pessoas competentes no ponto de vista humano e acadêmico científico e, consequentemente, comprometidas na construção de uma sociedade digna, justa e fraterna.

¤ Para orientar o trabalho pedagógico, centramos:

situa a realidade em que estamos inseridos e atuando;

Experiência

vivencia diversas situações de aprendizagem através da razão, emoção, imaginação e intuição;

Reflexão

reflete sobre a situação vivenciada e elaborar conclusões;

Ação

compromete-se com a atuação, agindo de forma coerente com as conclusões assumidas;

avalia a cada etapa para recomeçar superando os entraves.

A construção de saberes pautados nesses paradigmas se serve das diversas áreas de conhecimento e suas tecnologias definidas pela LDB: Linguagens Lógico Matemático, conhecimento e uso de diferentes linguagens, organização e funcionamento dos sistemas sociais, organização e funcionamento dos sistemas naturais.

¤ Corpo Docente

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”

(Guimarães Rosa)

A trajetória da nossa Escola é marcada por uma educação que se situa em princípios humanistas e sócio-construtivistas. Nesse processo, o professor atua como mediador, propondo situações desafiadoras e de trocas constantes, incentivando o aluno a pensar, buscar suas próprias conquistas e redescobrir o prazer de aprender a aprender, individual e coletivamente.